Endereço: Praça Ataliba Leonel, 203 - Centro, Santo Anastácio/SP - CEP 19360-000 / Telefones: (18) 3263-1176 / WhatsApp: (18) 9 8149 – 9187 / Telefone Velório: (18) 3263-5111 / Endereço Velório: Rua João Toledo, 49, Vila Ramires - Centro, Santo Anastácio/SP - CEP 19360-000 / Email: funeraria_ramires@hotmail.com

sábado, 29 de junho de 2013

Faleceu ontem, 28/06/2013, às 11h00, o Prof. JOSÉ MACHADO BRAGA, em Aparecida, SP, aos 89 anos de idade.

José Machado Braga, *31/12/1923 - Aparecida, SP +28/06/2013 - São Paulo, SP.
Faleceu ontem, por volta das 11 horas, 28 de junho de 2013, na cidade de São Paulo, capital, nosso querido, estimado e já saudoso Professor José Machado Braga, aos 89 anos de idade e que faria 90 anos no último dia deste ano, pois que nascido em 31/12/1923. O professor José Machado durante muitos anos exerceu o magistério em Santo Anastácio, SP. Foi diretor da Escola Técnica de Comércio de Santo Anastácio (fundada em 1954), onde muitos alunos lá estudaram e se formaram nas lides e nos conhecimentos do mundo contábil como Técnicos em Contabilidade. O Professor José Machado Braga marcou profundamente muitos corações de jovens rapazes e moças, com ensinamentos fortes de admiração e de respeito, decorrentes de sua bondade natural, de atenção extremada e de disposição para conversas e ensinamentos éticos e morais do mais alto nível. Estas marcas, com estes valores de extremada virtude, nunca mais serão esquecidas.
José Machado sempre teve uma forte posição de respeito em nossa comunidade e importante participação em todos os aspectos de atividades culturais de nossa querida Santo Anastácio, que ele tanto amava e nunca a esqueceu, jamais... Foi escritor, cronista e articulista de importante cepa. E não nos devemos esquecer, foi professor de Português e Latim, quando no Ginásio (últimos quatro anos do ensino fundamental hoje), se aprendia Latim, sim senhor!
Era casado com d. Victória Komatsu Braga, hoje com 81 anos, e desta união nascem três filhos: Maria Cristina,  José Roberto e Maria Estela.
José Machado Braga teve uma intensa vida participativa na sociedade anastaciana, com inúmeras atividades culturais e também com um intenso trabalho no seio da Colônia Japonesa aqui existente, de quem era ardoroso estudioso nas atividades culturais características da comunidade nipônica.
Com nossas festividades de aniversário da cidade, nunca as esquecia, e sempre que possível, enviava artigos alusivos e também alguns textos laudatórios sobre as vidas de Santos e Santas.Um devoto extremado de Nossa Senhora Aparecida, que não sem razão, para lá se mudou, quando aposentado, para viver os seus últimos anos perto do ícone maior de sua devoção, a nossa Santa Padroeira, a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
Foi oblato da Congregação do Santíssimo Redentor, fundada que foi por Santo Afonso de Ligório, em 09 de novembro de 1732, com mais cinco companheiros, dá início a uma Congregação de Missionários com o nome de Congregação do Santíssimo Salvador, depois mudado para Congregação de Missionários  do Santíssimo Redentor. Durante anos, em Aparecida, atua como oblato nesta Congregação, Província de São Paulo. Clique aqui para saber mais.
Ultimamente estava morando na rua Jorge Salomão Kopaz, 141 em Aparecida, SP. Numa casa rosada, como que a lembrar das rosas de Nossa Senhora...
Foi um dos fundadores do Coral João XXIII, famoso Coral de Santo Anastácio, formado que foi por homens e jovens, tendo-se durante sua importante participação cultural, lançado dois discos LP's de Vinil. Em seu primeiro volume com músicas sacras e no segundo, com músicas não específicas para corais, mas com forte fundo espiritual e religioso.

Numa foto de 1962, nela aparece, de costas, o querido Professor José Machado, tocando o órgão, e acompanhando uma das formações do Coral na Igreja de Santo Anastácio.

Como professor deixou muita saudade em todos aqueles que o conheceram, mormente os seus alunos, tanto do Ginásio Estadual de Santo Anastácio, como da Escola Técnica de Comércio, onde foi professor e um dos diretores e também sócio-proprietário.
Nesta foto de formatura dos alunos do Ginásio Estadual, em 14/12/1960, tivemos a orgulhosa presença do nosso mestre, todo de branco, o primeiro sentado do lado esquerdo.

São lembranças que um dia vivemos e uma homenagem que hoje fazemos ao nosso querido Zé Machado Braga.




José Machado Braga, com seu corpo nos deixou, e como no Cap. 12 do Eclesiastes, versículo 7 -  "o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu", seu espírito voltou a Deus, que a ele foi dado, e para nós, a sua presença jamais será esquecida, e que Deus, um dia, permita nos encontrarmos...
Descanse em Paz, meu querido professor, e que todos os anjos e santos, e em especial, que a sua e a nossa querida Nossa Senhora Aparecida, dê amparo e conforto aos seus familiares. Até um dia meu prezado professor...

Seu corpo foi velado no velório do Cemitério Municipal "Santa Rita" na cidade de Aparecida e sepultado hoje, 29/06/2013, às 10h00 nesse cemitério...

Por um de seus alunos...

José Carlos Ramires
Santo Anastácio, 29 de junho de 2013




Nenhum comentário:

Postar um comentário